Seguidores

terça-feira, 12 de março de 2013

Atividade para STE - 2ºA, B, C

“Um dia daqueles
Autora: Andrea da Silva Castagini

O vírus: Vinha eu perambulando sozinho pelos vasos sanguíneos de um indivíduo qualquer, sabendo que meu tempo era curto, quando eu a vi... Sozinha e redonda, linda e inocente. Uma célula comum. Cheguei até ela com o meu melhor discurso, quem sabe eu tinha encontrado o que tanto precisava?
A célula: Eu estava na circulação sanguínea, cumprindo minhas atividades diárias quando eu o vi. Tão diferente de tudo que já havia visto antes... Ele se aproximou e parecia ser muito interessante. Sua proposta era tentadora... Prometeu que eu sentiria coisas nunca imaginadas com ele. Eu pensei muito, já haviam me falado para não conversar com estranhos, mas a curiosidade era muito grande....
O linfócito: Meu trabalho é proteger o organismo. Sou a tropa de elite do corpo, se eu vejo um ser estranho, acabo com ele. Infelizmente, acabo com a célula que está com ele também. Baixas necessárias para a saúde do corpo. A central havia dado o aviso de um espertinho perambulando pelo corpo. Ainda não sabia se era uma bactéria ou um vírus. Tinha que estar alerta no meu setor....”


A partir deste ponto vocês (alunos) devem complementar com as ações do vírus, da célula infectada e do linfócito. Comentando aqui mesmo, em meu blog.

Dica: acessem o site http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9914/virus.swf para auxiliá-los.

25 comentários:

  1. Mariana Bertolucci 2A nº:28
    "...pois o vírus é rápido e quase imperceptível, graças a sua capa proteica, se não tomar cuidado ele pega a célula em pouco tempo e logo infecta o corpo.
    O vírus: Já me descobriram tenho que ser sorrateiro agora, mas não posso esquecer da célula preciso pegar ela o mais rápido possível e contaminar todo o corpo, mas também devo me procupar com os linfócitos eles são malditos, estão a toda hora espertos sempre protegendo o corpo matando os vírus e as células juntas.
    A célula: é hoje irei encontrar o vírus não pude recusar a proposta feita por ele...
    Foi o maior erro da minha vida, me enganei, me deixei cair em tentação e acabei deixando ele ter o que queria, ele conseguiu infectar todo o corpo e agora estou predestinada a morte, quando os linfócitos pegarem ele irei junto, não acredito que pude ser tão burra.

    ResponderExcluir
  2. Que com sua função o linfócito para proteger o organismo , terá que exterminar o vírus e a célula , para a proteção do organismo e a boa saúde do corpo , criando então anti-corpos contra esse vírus para melhor proteção do organismo.

    aluna:Larissa Hoff N°:
    Aluna: Thaysa Prado N°: 36
    Série: 2° A

    ResponderExcluir
  3. Alunas:Daniele e Thalitta 2ºanoA
    Vírus:Vou tentar depositar meu DNA nessa linda célula, com isso vou me multiplicar para depois destruila.
    Celula:Acho que vou deixá-lo me mostrar essa proposta tão tentadora.
    Linfócito:Achei o individuo invasor, ele está tentando entrar em mais um célula inocente. Coitada
    Vírus:Falta pouco, ela esta quase cedendo...
    Célula:Nao resisto, vou ter que ceder...
    Vírus:Conseguir caiu direitnho na minha,a agora é só me unir a ela, depositar meu lindo DNA, para ele se multiplicar.Com isso os meus filhos irão se produzir, quebrando essa célula burra.
    Célula:Oh não, fui enganada...
    Linfócito:E agora e tarde demais terei que destruilos...

    ResponderExcluir
  4. Alunos : Alexandre Rice, Luiz Felipe Franco , Glauber Rosseto e Italo Herlon

    O Vírus : Calma eu apresento uma grande diversidades estruturais , não me julguem por ser um vírus. Eu estava vagando pelos vasos sanguíneos e encontrei essa Célula linda e charmosa e quis me aproximar para poder conhecê-la melhor , preciso falar com ela , minha vida é curta e o tempo que resta é pouco ...
    A célula: Vírus , te achei muito interessante,você foi muito encantador ao dizer essas palavras, ...

    ResponderExcluir
  5. Brenda Alexia 2º A
    Thaynara Clovacki 2º A

    Os vírus apresentam uma grande diversidade estrutural, podem viver longo periodo fora do ambiente intracelular pelo fato de terem uma capa protéica, pois eles necessitam sempre de uma célula para conseguir atingir nosso organismo, por isso linfócito protege o organismo tendo como função de acabar com os virus e com isso acaba destruindo a célula. Temos vários tipos de vírus: os satélites são simples que para se replicar caso infectem uma celula juntamente com outro vírus; os vírus bacteriófago, os rabdovírus,e os poxvírus apresentam mais de 200 nm e uma complexa estrutura.

    ResponderExcluir
  6. Daniel Albuquerque n°04 2°ano B

    Vírus: Se a célula aceitar minha proposta,darei a ela coisas nunca imaginadas, mas ela não sabe que se me aceitar,sofrerá... O agente secreto do corpo e que cuida do organismo,está prestando atenção em nós, o Linfócito, sei que cada um está fazendo seu trabalho,mas quem vai ganhar esse jogo? Apenas sei que eu posso vencer ou perder.
    Célula: Disse tudo em Vírus...
    Linfócito: Boa rapaz!! Agora vaza!!

    ResponderExcluir
  7. José Nilson, nº15, Juliana nº17, Lucielly nº23 e Luis Felipe nº24. 2º Ano B.

    A célula: Confesso que estava com medo de que a tropa de elite dos linfócitos me pegasse no flagra com o vírus. Mas não importa, o que eu quero é experimentar coisas novas, conhecer novos organismos. Apesar de que o vírus havia me dito que era não tinha uma estrutura organizada como eu, que ele era diferente de todos.
    O vírus: Com minhas estratégias de sedução, aos poucos fui convencendo aquela célula toda linda e saudável. Mal sabia ela das minhas intenções. Poxa, eu tinha pouco tempo de sobrevivência, então eu precisava me proliferar naquele corpo.
    O linfócito: Depois de muitas investigações descobri o tal sujeitinho invasor, ele estava nas glândulas salivares. Imediatamente, preparei meu exército de linfócitos e fomos todos combater o maldito parasita. Ao chegar no local, descobrimos que se tratava de um Influenza, o causador da gripe. No momento ele estava injetando seu material genético dentro da nossa amiga ingênua, a célula das glândulas salivares. Para nossa tristeza, havíamos perdido uma grande companheira, mas o mal foi combatido.

    ResponderExcluir
  8. Luca Jara Agra 2ºB Nº22

    Linfócito: esse invasor está procurando alguém para poder se multiplicar, eu tenho que detê-lo mesmo que eu tenha que matar uma célula inocente
    Vírus: eu estava tão sozinho sem você achando que eu ia morrer, mas agora eu posso viver com você
    Célula: Como você é romântico comigo
    Vírus: com você eu posso sobreviver e infectar esse corpo
    Célula: Como!? Eu achei que você gostasse de mim
    Vírus: eu só precisava de você para atacar este corpo! E agora que você está comigo não tem mais volta, se você for pega pelos linfócitos você morrerá.
    Célula: Eu não quero isso!
    Linfócito: parados!! Vocês serão destruídos para manter a ordem neste corpo! Sinto muito célula mas agora você terá que morrer junto com esse Vírus.
    Célula: Nãããão!

    ResponderExcluir
  9. Alunos: Anny Gabrielly n°:02, Karolaine Leonel n°:18 e Maria Luiza n°:28. 2° B.
    Virús: Estou encantado com essa célula charmosa, eu gostaria de possui-la.
    Célula: Estou me deixando seduzir por esse vírus educado e simpático.
    Linfócito: Tomara que a célula não se deixa levar pela aparência, mas sim pelo conteúdo.
    Vírus: É agora ! Vou partir pra cima dela e deixar meus filhos com ela.
    Célula: Não resisti a tanta sedução.
    Linfócito: Agora ela terá que arcar com as consequencias.
    O vírus conseguiu o que queria e seus filhos irão crescer dentro da célula e ela irá se romper.

    ResponderExcluir
  10. Daylliane Castilho 2ºB
    Samara Cardoso 2ºB
    Ingrid Rocha 2ºB
    Luíz Wagner 2ºB

    Vírus: Percebi que só tinha uma saída. Olhei para linda célula que estava na minha frente e disse: " Ou você me aceita ou vou partir pra outra."
    Célula: "Se eu ficar com você o que eu vou ganhar em troca?"
    Vírus: "Você será única"
    Linfócito: "Nãooooooo.. Eu te protegerei"
    Célula: "Mas agora eu sou rebelde, cansei da sua proteção"
    E então o vírus tomou a célula.

    ResponderExcluir
  11. Alunos:Felipe MArtins e Manoel Sobrinho 2°B
    Limfocitos: Logo logo descobriremos se e um virus ou bacteria, e iremos exterminalo junto com quem estiver junto.
    A Celula levada pela paixão foi ao encontro e acabou infectada pelo temido virus.
    Ate que os guardiões do corpo, os linfocitos os encontraram, dai começaram a batalha, foi uma batalha muito emocionante. Jogaram de igual para igual, mas a ingenua celula acabou morrendo em sacrificio para salvar o corpo.
    Depois do temido virus quase derrotar os linfócitos, pegaram ele de geito, e deram um fim a sangrenta luta colossal, e mais uma vez os linfocitos garantiram a saude e segurança do corpo !

    ResponderExcluir
  12. Jéssica Suelen 2B
    Gessica Aguero 2B

    Célula estava muito curiosa, e pensativa, enquanto o vírus não parava de perguntar:
    Vírus: E ai, vai aceitar a minha proposta?
    Célula: não sei se eu devo, mas estou com muita vontade de fazer isso.
    Vírus:então...?
    Quando linfócito chegou.
    linfócito: já falei pra você nunca falar com estranhos, ainda mais com um vírus, SAI DAÍ AGORA.
    Célula foi embora muito triste, mas sabia que o linfócito tinha razão, então não insistiu.Nunca mais viu o vírus.

    ResponderExcluir
  13. O vírus é rápido e praticamente imperceptível se não tomar cuidado ele logo infecta a célula. Vírus: tenho que ser o mais sedutor possível para conseguir depositar o meu DNA nessa célula boba. Célula: não resisti e permiti que ele me mostrasse a proposta dele. Vírus: peguei de jeito aquela célula e agora posso me multiplicar dentro dela muahahah ! Célula: Como pude me deixar levar, por aquele ordinário , agora estou infectada e predestinada a morte...
    alunas:Larissa Santos,Patricia,Maria Eduarda,Ana Carolina,Mayara
    2°B

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Virus - deixa eu me multiplicar a partir de vc
    Celula - o que eu ganho em troca?
    Virus- vc será a unica em minha vida.
    Celula- não sei tenho que pensar
    virus - anda logo se não vou para outra
    Celula- tudo bem
    e o virus grudou na celula e começou a se multiplicar. Quando chegou o linfocito e falou
    Linfocito - é tarde demais. ela se foi

    Joyce 2ano A nº 14

    ResponderExcluir
  16. (continuação)
    O linfócito: Tinha que estar alerta ao meu setor e precisava exterminar o vírus e a célula infectada, não importando a inocência dela.
    A célula: Nem imaginava os momentos que passaria ao lado daquele ser estranho, até que ele me fez uma proposta até entao irrecusável.
    O vírus: Eu precisava me propagar, e achei aquela célula perfeita para a minha difícil missão.
    O linfócito reuniu sua grande tropa da salvação atrás do invasor disposto a matá-lo, carregando o remorso de ter que eliminar a célula inocente. Enquanto isso, o vírus do mal se juntava à virgem célula e pronto, ela já estava infectada. Os dois caminharam pelo corpo dispostos a infectar mais células virgens, mas deram de cara com o linfócito e sua tropa. Era o fim da linha: a patrulha os fuzilou vomitando arco-íris.
    O corpo está a salvo!!

    Alunos: Nuno Leon e Juliana Kazama n° 27 e 17
    Ano e Turma: 2° C - Vespertino

    ResponderExcluir
  17. Tainá Mendes- 2ºC nº37

    Vírus: vamos nos juntar, para podemos nos multiplicar, você vai adorar a sensação!
    Célula: Mais eu tenho medo que o lenfocito nos destrua!
    Vírus:Mais ele nao vai descobrir...
    Minutos depois....
    Linfosito: Aviso as células, não se juntem a seres estranhos que andam pelas correntes sanguineas, eles fam muito mal ao corpo, caso alguma de vcs se juntarem serao exterminados!
    Celula: eu estou apaixonada por voc~e, vamos fugir antes que o lifoncito nos destrua!
    Narrador: mais era tarde demais o linfoncito já havia descoberto tudo, a central havia alertado que uma das celulas ja havia sido seduzida por um vírus. OLinfocito com todo seu rancor para proteger o corpo de v´rus extermina, esse possivel romace!
    Moral:Nem sempre quem diz que nos ama, realmente quer nosso bem!

    ResponderExcluir
  18. Rafael Tulux e Giovanne Paulino 2°C


    "... então o vírus andava solitário por ser muito simples e pequeno, logo após ter concluido seu objetivo de encontrar uma célula qualquer percebeu que nao estava sozinho. O Linfócito estava firme e operante para combater qualquer individuo estranho, ficou surpreso quando percebeu a força que o vírus tinha mesmo sendo tão pequeno e insignicante poderia infectar organismos vivos e poder destruilos, os linfócitos não deixou barato a invasão do Vírus, ele utilizou como um forte aliado o nosso próprio corpo que possuia um eficaz sistema de defesa interno chamado de sistema imunitário. Que apartir de então seria responsável por combater todos os organismos estranhos que porventura entraram em nosso organismo..."

    ResponderExcluir
  19. Aluno: Fernando Souza, Diever de Jesus, Patrick targino
    N° 10,06,29
    Série: 2°Ano C

    Por que o virus queria entrar no meu setor e fazer um estrago, mais eu como sou uma célula competente eu não vou deixar esses vírus invadir o meu setor e estragar o meu organismo. Fiquei em alerta e em todo momento eu verifacava meu setor direito para que esse virus não entrasse.

    ResponderExcluir
  20. Leisy Camila nº21 e Maykon Douglas nº26 2ºC Vespertino

    O Vírus acabou envolvendo a Célula cada vez mais, daí chegou um certo dia que ela não resistiu e acabou sedendo esse grande amor. Se passaram alguns meses, e a Célula e o Vírus resolveram fazer um passeio pelos vasos sanguíneos, e eles acabaram chegando no setor do Linfócito que é responsável de proteger o organismo, se ele vê um ser estranho acaba exterminando e infelizmente, acaba com a célula que está com ele também e nisso a grande união da Célula e do Vìrus foram exterminadas.

    ResponderExcluir
  21. Maria Luiza n° 24
    Cristiane n° 4 Turma: 2° C

    A célula estava muito pensativa com a proposta do vírus,mas se recordava do alerta do linfócito que era para não conversar com estranhos,mas a proposta era tão tentadora que a célula não conseguiu resistir se tornando vítima do vírus. O vírus não satisfeito com apenas aquela célula corre a procura de outros grupos de células para se reproduzir,no meio do caminho ele se encontra com o linfócito que imediatamente saí atrás dele para destrui-lo mesmo junto com as vítimas,que não teria salvação. Com tristeza ele acaba com o vírus e salva outras células.

    ResponderExcluir
  22. Alunas: Dyenefer kellen nº 07
    Sthefany de Souza nº 36
    2º C --> Vespertino


    O vírus é um ser muito malicioso e com a sua bela caracteristicas quer infectar todas as células. Veja essa história ;
    Vírus: Eu sou um rapaz que consigo tudo que eu quero e não vai ser dessa vez que eu não vou conseguir infectar essa célula tão inocente.
    A célula tinha o prazer de encontrar o seu belo principe que achou que o vírus seria o seu par perfeito. A célula era tão inocente que caiu facilmente em sua conversa e acabou sendo infectada por se juntar à ele. Mais o linfócito que é um rapaz muito cuidadoso quiz ajudar a donzela em perigo. E por fim o linfócito com sua defesa que era muito forte, conseguiu eliminar o vírus da célula e percebeu que a sua donzela era aquela célula que estava em perigo.
    E aconteceu que, a célula viu quem era o seu verdadeiro príncipe .

    ResponderExcluir
  23. Beatriz Martins - o3
    Silvia Albuquerque - 35
    2º C - Vespertino

    (...) Eu tenho que identificar o que é para proteger o corpo.
    Célula: Está bem, eu aceito a sua proposta, acho que minha curiosidade é maior que os riscos que corro.
    Linfócito: Chegue a tempo de ver o vírus se aproximando da célula, Não poderia deixar que nada acontecesse com ela. Então, entrei em ação para protege-lá.
    Vírus: NÃO! Eu já tinha conseguido o que queria! Aquela ingenua já tinha caído na minha conversa. Você estragou tudo de novo, Linfócito!
    A célula confusa , só conseguiu acompanhar as tropas do linfócito aniquilarem o vírus, e sem entender muito bem, percebeu o grande erro que iria cometer para o corpo e ela mesma.

    ResponderExcluir
  24. Ana Carolina N°1
    Ana Claudia N°2
    Gabriel Giordano N°12
    Sergio Vitor N°34
    2°c-vespertino

    ...Pois vim conferir e a central estava certa,o que faz aqui Virus ?
    Virus:Quando eu vi essa linda celula pensei comigo mesmo,porque não fazer o meu dever aqui mesmo!
    Linfócito:Para de ser bobo virus, a celula não é tão burra quanto parece !
    Celula:Pois voce linfócito não manda em mim,pois quero é esperimentar novas experiencias
    Virus:Entao deixa eu te dar uma nova experiencia ?
    Celula:Sim,eu deixo!
    Linfócito:Depois não vai reclamar!

    ResponderExcluir
  25. Paulo Moreira e Willian 2 ano C vespertino
    ...Vou dar uma checada ai galera.
    Virus: Algum problema?
    Linfocito: Sim, o que esta fazendo aqui?
    Virus: Encontrei meu amigo, aqui a celula, vamos fazer umas aventuras e umas experiencias.
    Linfocito: Nao posso deixa
    Celula: Mas eu quero, e ninguem vai me impedir
    Linfocito: Tudo bem entao

    ResponderExcluir